quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Sol Nascente é Notícia No Site da Globo

Águas Lindas cresce em ritmo acelerado

Lotamentos surgem e se formam sem controle, enquanto preços disparam. De 2000 até hoje, o número de habitantes aumentou mais de 30%.



As boas-vindas pra quem chega a Águas Lindas são as tendas de venda de lotes. São novos condomínios que surgem todos os dias. Segundo o IBGE, em oito anos a população passou de 105 mil habitantes para 139 mil. A cidade cresce sem controle e sem parar.

"Águas Lindas foi um dos municípios que mais cresceu no Brasil e na América Latina na década de 90. Hoje, seu crescimento é menos acelerado, mas ainda continua. Essa população está vulnerável à violência, vulnerável inclusive à própria saúde, a doenças", explica a especialista em urbanismo da Universidade de Brasília, Ana Maria Nogales.

Na expansão do bairro Sol Nascente, uma área de 14 hectares foi dividida em 530 lotes. Setente por cento já foram vendidos. Há dez anos, um terreno no mesmo lugar custava R$ 5 mil. Hoje, não sai por menos de 22 mil, mesmo sem qualquer obra de urbanização.

Só nesta quinta-feira, Demétrio Pereira vendeu seis terrenos. “O que tem ocorrido em Brasília é que, com a falta de habitação, o pessoal tem corrido para Águas Lindas, porque os imóveis são todos legalizados”, conclui o corretor de imóveis.

Águas Lindas tem 241 bairros. O novo prefeito, Geraldo Messias, recriou a Secretaria de Habitação, que tinha sido extinta, para combater a grilagem de terras. “Vamos chamar os donos para podermos acertar o Termo de Ajustamento de Conduta. Os novos loteamentos a serem constituídos dentro da cidade têm que estar dentro da lei, de acordo com o plano diretor da cidade”, explica.

Com tanto loteamento, o pedreiro Ricardo Melo vai ter mais trabalho. Bom para o bolso, ruim para o dia-a-dia. Ainda mais quando ele fala como morador de Águas Lindas. “A cidade está muito grande. Tem muito loteamento novo e falta infraestrutura. Acaba ficando sem jeito, porque cresce demais e tem pouca verba para poder administrar, espalhar essa necessidade que o pessoal tem de água, luz, asfalto. Então, não tem como suprir toda necessidade do pessoal”, conclui.

Rafael Monaco / Luiz Gonzaga Pinto
Fonte: http://dftv.globo.com/Jornalismo/DFTV/0,,MUL949136-10041,00-AGUAS+LINDAS+CRESCE+EM+RITMO+ACELERADO.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário