quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Rede Globo Em Águas Lindas, 30-11-2010

População das cidades do Entorno cresce acima da média nacional




Antônio e Maria se mudaram de Ceilândia para Águas Lindas em 2003. Eles compraram uma casa no bairro Águas Bonitas quando o bairro ainda estava sendo construído. “Eu vi crescer. Cheguei aqui e tinha poucas casas”, lembra Antônio.



Águas Lindas foi a cidade do Entorno que mais cresceu na última década. A população saltou de 105 mil habitantes no ano 2000 para 159 mil este ano - um aumento de 51%. Anápolis, também em Goiás, mas longe do DF, cresceu apenas 15%.



A explicação para esse crescimento todo, quase o dobro do aumento da população do Novo Gama e Luziânia, é a proximidade com a região de Taguatinga, Ceilândia e Samambaia que, segundo especialistas, concentra grande oferta de empregos. O problema é que não foi feito quase nenhum investimento na estrutura urbana.



A água abastece 85% das casas de Águas Lindas, mas vem de poço artesiano. Poucas ruas são asfaltadas e não existe drenagem de água da chuva, nem sistema de esgoto - que começou a ser instalado há pouco tempo.



Para quase tudo, os moradores dependem de Brasília. “É lá que eu me consulto no HUB, aqui não tem tratamento de câncer”, explica a aposentada Maria de Nazaré Ferreira.



Para o arquiteto Sérgio Jatobá, que é professor de urbanismo da UnB, o GDF deve priorizar os investimentos em saneamento básico e em saúde. “O DF é afetado diretamente, então nada melhor do que o próprio DF contribuir junto com o governo federal. Contribuir pra que haja melhoria das condições de vida para essa população”, avalia.



Renata Feldmann / Luiz Gonzaga Pinto


Fonte:http://dftv.globo.com/Jornalismo/DFTV/0,,MUL1633282-10040,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário